Autenticação de e-mails na Umbler

O envio de mensagens através do Exchange e o e-mail Umbler é feito via autenticação SPF . Este protocolo traz segurança para o servidor que receberá a mensagem, confirmando que o servidor utilizado para envio realmente tem autoridade para isto.

Sem a configuração correta do SPF não há como realizar o envio de mensagens.

Na hora de analisar as mensagens recebidas, os provedores verificam se o servidor que fez o envio tem autorização para enviar por aquele endereço de e-mail, e, caso contrário, rejeitam a mensagem o que pode levar sua mensagem para a caixa de SPAM .

Abaixo uma breve explicação dos 3 métodos de autenticação no envio de e-mails e o motivo de utilizarmos apenas o SPF .

SPF

SPF ou Sender Policy Framework é um sistema de validação em que cada domínio informa quais servidores podem enviar emails usando ele.

SPF da Umbler: v=spf1 include:spf.umbler.com ~all

Caso já exista outro registro SPF, ou você queria adicionar um novo de outro serviço como mailee.Me, sendgrid ou Mailgun por exemplo, basta editar o registro atual.

Destacamos que a configuração de seu SPF é única. Você não deve criar um novo apontamento caso já tenha um configurado e sim, editá-lo.

Entre as informações da base do SPF (v=spf1 a ~all) irá sempre o valor já da hospedagem (Umbler), bastando apenas que inclua a informação do serviço adicional, como nesses exemplos:

v=spf1 include:spf.umbler.com include:_spf.mailee.me ~all
v=spf1 include:spf.umbler.com include:mailgun.org ~all

DKIM/DMARC

Não utilizamos no momento, pois teríamos que marcar toda mensagem enviada através de nossos servidores, com isto, clientes que não configurarem a entrada correta no seu DNS serão duramente penalizados.

Esta configuração utiliza criptografia com chaves publicas via DNS, verificando todo o cabeçalho da mensagem, gerando maior consumo de recursos por parte do servidor de envio e de recebimento da mensagem.

Estudamos formas para efetuar esta configuração, porém não temos ainda um prazo para que seja liberado.

1 curtida

Infelizmente a reputação e qualidade do email depende de uma assinatura DKIM dentre outras coisas. Desta forma seria interessante ter esta solução implementada.

Boa tarde, @diemesleno

Obrigado por sua opinião, meu querido :clap:

Como foi dito pelo Tiago no post isso é algo que estudamos a melhor forma de implementar ainda, mas não se preocupe que ficará sabendo quando chegarmos a uma conclusão aplicável e funcional para essa questão :wink:

Abração, meu amigo, seu feedback é sempre muito importante, novamente, muito obrigado :smile:

Boas festas e um excelente fim de ano ;D

Olá, um ano se passou e ainda não foi implementado. Pelo jeito vão continuar enrolando não vai ser nunca.