Como migrar banco de dados entre provedores

Para realizar a migração de seu banco de dados de outro provedor para Umbler, recomendamos o uso da ferramenta Goodbye.Host :

A Goodbye Host foi desenvolvida pela mesma equipe da Umbler e auxilia na migração de sites, e-mails e bancos de dados entre provedores.:blush:

Para realizar a migração de seu banco de dados, acesse a página Goodbye.Host e clique em Database Migration . Você precisará informar um e-mail para ser notificado quando a migração acabar.

Preencha as informações do seu provedor original (Source) para o provedor de destino (Destination):

Depois de preencher todas as informações, clique em Start Migration . A Goodbye.Host fará a migração e enviará um e-mail quando o processo estiver concluído.

Para que a conexão seja realizada com sucesso, é muito importante que o acesso externo ao banco esteja habilitado, tanto na origem como no destino.

Muito importante, não esqueça também de alterar em sua aplicação a sua string de conexão, como no wp-config.php em casos de Wordpress, por exemplo.

1 curtida

@Mario_Alves como faço para confirmar que deu tudo certo com a migração do Banco de Dados?

Contexto: já segui todos os passos do artigo Como migrar meu site Wordpress para a Umbler e estou aguardando instruções de como testar o novo banco de dados antes de alterar a DNS.

@samanthaorui tudo bemn!

Fico feliz que tenha conseguido resolver tudo :wink:

Então, para testar pode ver como a sua a aplicação utiliza o seu banco de dados. Por exemplo, se você possui uma tabela de login com usuário e senha, poderia testar uma requisição a essa tabela, inserindo realizando o login no seu site. Ou qualquer outra tabelas que você requisitava na sua hospedagem na RedeHost já deve servir também para fazer esse teste :wink:

E antes, claro, tendo certeza de que o arquivo de conexão da sua aplicação no seu banco de dados está intacto. Para isso, pode conferir junto desse artigo aqui: https://help.umbler.com/hc/pt-br/articles/115004436923-Conectando-meu-site-ao-banco-de-dados#section-php-mysql

Se o arquivo de conexão, no seu caso o wp-config.php estiver com as variáveis definidas para usuário do banco de dados, senha, servidor e nome do banco de dados a conexão vai ser feita corretamente :slight_smile:

Pode fazer isso, ou simplesmente jogar um arquivo dentro da sua aplicação, semelhante a esse aqui. Pode colocar o nome de testeconexo.php por exemplo:

<?php
$banco = “**nome_do_banco_dados**”;
$usuario = “**usuario_do_banco_de_dados**”;
$senha = “**senha**”;
$hostname = “**servidor_do_banco**”;
$conn = mysql_connect($hostname,$usuario,$senha); mysql_select_db($banco) or die( “Não foi possível conectar ao banco MySQL”);
if (!$conn) {echo “Não foi possível conectar ao banco MySQL.
“; exit;}
else {echo “Parabéns!! A conexão ao banco de dados ocorreu normalmente!.
“;}
mysql_close();
?>

Ai é só fazer deploy dele na sua aplicação e acessá-lo online, se acessar e for emitida a mensagem de acesso bem sucedido, está tudo conectado corretamente :+1:

De qualquer um dos jeitos, deve dar certo :wink:

Qualquer dúvida ou problema pode me chamar aqui novamente, #contecomigo :smile: