Demora no envio de emails por SMTP

Ola.

Fiz um sistema de cadastro Web que utiliza o serviço de email da Umbler para o envio de email do confirmação de conta. Para seguir com o cadastro, o usuário precisa esperar o recebimento deste email e clicar no link de confirmação. A minha implementação utiliza o serviço SMTP e o envio da mensagem ocorre por uma conta de email do estilo naoresponda@dominio.com.br.

Contudo, em momentos aleatórios, esses emails de confirmação podem levar muitos minutos para chegarem na conta dos novos usuários (5 a 10 minutos). Isso é ruim, pois os novos clientes podem desistir de finalizar o cadastro por acharem que o site esta com mal funcionamento.

Como eu disse, essa intermitência é ruim para a minha necessidade. Por outro lado, em certos momentos o envio é instantâneo. Já testei o envio para destinatários em diferentes serviços de email, nos momentos de lentidão, e constatei que a demora ocorre para os diferentes domínios testados. Isso me faz pensar que o problema seja na Umbler.

Existe alguma forma de minimizar este tempo de envio? Alguém já passou por experiência semelhante?

Obrigado.

Olá, Carlos :koala:

Tudo bem? ^^

Realmente esse tipo de demora pode acontecer em momentos específicos por conta de filas no envio dos e-mails. Contudo, o UmblerMail não foi projetado para esse tipo de uso… Para envios de e-mail marketing ou mensagens automáticas de algum sistema é mais interessante usar um serviço específico para isso como o Sendgrid por exemplo.

Até mais! :wave:

Oi Leonardo.

Entendi, muito obrigado pelo retorno.

att.

2 curtidas