Deploy de branch automatico sem ser a master

Boa noite, atualmente a umbler só disponibiliza deploy automático a partir da master… só que tenho servidor de homologação também na umbler. Seria interessante uma forma de fazer deploy automático a partir de outras branchs. Porque atualmente preciso ter 2 serviços apontando para master e tentar desabilitar o botão de deploy automatico (toda vez que desabilito ele me redireciona para fazer a interação que já está feita.). Queria saber se alguém conseguiu fazer algo parecido.

Olá, @andersongns! Tudo bem?
Se você estiver usando deploy via git remote, você pode ao invés de:

git push umbler master

Fazer um

git push umbler dev

Por exemplo.
Assim, ao invés de enviar a branch master, vai a dev. Ou qualquer outra que você desejar!

eu sei que tenho essa possibilidade, mas gostaria de algo mais automatizado para minha equipe de desenvolvimento entende. Por assim ainda fica manual o fluxo de trabalho. Mas obrigado pela resposta.

Olá!

Eu consegui “resolver” usando os seguintes passos:

  • Faz o deploy normal (da master mesmo)
  • Vai em Deploy -> “Git via ssh”
    image
  • roda o comando: git checkout <branch>
    No meu caso era a dev, então foi: git checkout dev
  • Confira se os arquivos realmente foram alterados em: Deploy -> FTPS . Aí vc consegue visualizar os arquivos que estão no server e pode conferir se as alterações de dev realmente entraram.

Lembrando que ele não faz um novo deploy com isso… então se tiver mudanças muito grandes (ou talvez pacotes novos) pode ser que não funcione.

Abraços!

Isso não rolou pra mim…

Ele faz o deploy da master quando rodo esse comando, mesmo informando a branch de dev.

Só por desencargo… Esse “umbler” do comando é o que aparece la no git remote, certo ?

Ola @guicsou. bem vindo a comunidade Umbler.

Recentemente passei pelo mesmo problema enquanto fazia a migração de minhas aplicações para a Umbler e configuraca a integração continua. Infelizmente a Umbler ainda não disponibilizou a escolha da branch na aplicação de integração com o git deles. Usar o git remote não é cômodo, eu estava fazendo assim no início. No fim cheguei numa solução com github workflow que faz o processo a cada commit normal no branch desejado.

Eu compartilhei o passo a passo aqui: https://community.umbler.com/br/t/deploy-automatico-com-github-workflow-usando-git-remote/2077.

Qualquer dúvida vai colocando lá que te ajudo no processo.

1 curtida

Na verdade solução não funciona muito bem. Nos meus testes eu já havia feito um commit usando git push umbler master já que era a única opção e ao tentar fazer de um branch diferente sempre era feito o deploy do master.

Então a solução só funciona corretamente se você ainda não fez nenhum push para o master do repositório remoto da umbler.

Outro problema dessa solução como já apontado é não ser possível automatizar o processo de deploy com um simples commit.

Opa, valeu!
Eu agora estou com mais problemas ainda haha

Não consigo fazer mais nada na minha conta :confused:

Não consigo gerar uma chave ssh e, quando desconectei minha conta do github, não consegui mais conectar de volta, tanto para a chave quanto para a conta eu sou redirecionado para a home e nada acontece… Estou aguardando alguém do suporte pra me ajudar a ver oq está acontecendo.

Assim que voltar ao “normal” eu tento a solução via workflow… Isso vai realmente agilizar o processo. A gente tem dois servers na umbler, um de testes e outro de prod. Esse de testes teria que rolar o deploy automatico com a branch ‘dev’.

Não sei como a galera da umbler não tem algo “oficial” pra fazer isso ainda, depois de anos de serviço… server de testes é algo TÃO básico…

Verdade. Estava falando agora a pouco com o Roger do suporte e ele confirmou que ainda não melhoraram essa parte da integração git. Eles também estavam analisando fazer um github actions. Mas enfim, bora ver o que vai sair no futuro.