Deploy para branch de desenvolvimento, homologação e produção

Atualmente, em minha aplicação Node.js, envio as atualizações direto para a branch master através do comando git push e, assim, o meu site é atualizado automaticamente através do “deploy automágico”.

Contudo, é possível fazer deploy automático para outras branchs como, por exemplo, uma branch de desenvolvimento ou homologação e, consequentemente, receber uma URL daquela branch em específico sem ser a master?

Estou interessado em testar as alterações em ambientes de testes antes de atualizar o site efetivamente.

Desde já eu agradeço!

Opa @lucaslannes,

Esse é um problema em aberto ainda no Umbler e passei por esse problema ao fazer a migração do Heroku para a Umbler da minha aplicação em Angular.

Se você usar o GitHub para hospedar o seu repositório eu compartilhei um workflow que faz essa integração continua para quando você recebe um push em branch especifico. No meu caso eu tive que fazer uns passos a mais para adicionar os comandos de build, mas no seu caso acredito que é só seguir a postagem: https://community.umbler.com/br/t/deploy-automatico-com-github-workflow-usando-git-remote/2077

Você pode conferir o meu workflow direto no github meu workflow: https://github.com/nortan-projetos/plataforma/blob/main/.github/workflows/umbler-deploy.yml

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que cada branch tem que levar uma instância umbler diferente(Para fazer sentido essa divisão de desenvolvimento, homologação e produção). Então você teria 3 workflows distintos, um para cada branch e instancua Umbler. No github do meu projeto eu faço exatamente isso, confere lá. Atualmente tudo está rodando em produção no Heroku e estou com um espelho do branch de produção na Umbler acabando a fase de testes. Devo acabar a migração do servidor de produção o Heroku -> Umbler ainda esssa semana. Nos testes até então tudo está funcionando bem. A integração continua também está ok.

Qualquer dúvida vai postando aqui ou no post do workflow que estou por aqui.

1 curtida

Obrigada pela sua colaboração na Community @kikuto :blush: