Deploy React - Problema ao renderizar api

Então pessoal… Consegui fazer deploy da minha api react seguindo o tutorial da umbler criando o “server.js” porém quando eu vou acessar, renderiza rapidamente minha api e logo em seguida vai para uma página em branco e no console to recebendo esse erro abaixo. No código ‘e.files.map’ na verdade é esta como ‘props.files.map’, confesso que estou perdido sem entender o motivo desse erro.
Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

react_devtools_backend.js:2273 TypeError: e.files.map is not a function
at z (rodape.jsx:16)
at Gi (react-dom.production.min.js:153)
at Ia (react-dom.production.min.js:175)
at vu (react-dom.production.min.js:263)
at cl (react-dom.production.min.js:246)
at ul (react-dom.production.min.js:246)
at Ju (react-dom.production.min.js:239)
at react-dom.production.min.js:123
at t.unstable_runWithPriority (scheduler.production.min.js:19)
at $o (react-dom.production.min.js:122)

Olá bom dia @Flavio_Alexandre tudo bem?

Visualizando os logs acredito que tenha dois problema ai, o primeiro é que os nome tão diferente, e por isso o deploy não esteja atualizando os arquivos, o segundo problema e.files.map is not a function dá pra inferir que o map desse caso é o prototype do array, files sendo o array teoricamente, claro porque nesse caso ele não é não, ele tá sendo tratado como um array mas deveria ser outro tipo.

Opa @Francis_Luis tudo bem, obrigado por responder.

No meu arquivo ‘rodape.jsx’ o array ‘e.files’ nem existe. A linha 16 q é onde esta acusando erro contém apenas ‘props.files’ por isso que não estou entendendo de onde é que esta sendo identificado ‘e.files’. Nos demais arquivos também está acusando erro e todos eu uso ‘props.’ e não ‘e.’. Localmente tudo roda tranquilo, testei também em outro ambiente, e fzendo depoly tudo ocorreu bem.

Bom dia, @Flavio_Alexandre!

Então, pelo que vimos aqui o seu problema é realmente na função map tentando ser chamada nesse “e.files”. Porém, você disse que ele não existe, correto?

Você tentou reiniciar sua aplicação e ver se o erro se repete novamente? O ideal seria você mandar para a gente analisar melhor qual a hospedagem em que você está tendo esses erros. Se quiser é só clicar aqui na minha foto e mandar essa informação de forma privada, assim só a gente conseguirá ver :wink:

E lembrando que é importante você verificar se está tratando a variável correta como array, pois como o Francis disse, esse erro que você mandou indica de forma resumida que a função map é prototype de array, e para ser tratada assim deve ser um array.
Para mais exemplos do tratamento correto de arrays dentro do React recomendo a documentação da própria lib: https://pt-br.reactjs.org/docs/lists-and-keys.html

Aguardo seu retorno :slight_smile:

@Mario_Alves Obrigado por responder! Consegui resolver.

O problema era com variável ambiente que eu criei pela umbler e não estava sendo identificada. Resolvi fazer deploy do meu arquivo .env com as variáveis e deu certo! :nerd_face:

1 curtida

HAHAHA e a gente quebrando a cabeça aqui :sweat_smile:

Que bom que solucionou, Flavio, e obrigado demais por ter compartilhado sua solução :clap:

Tendo qualquer dúvida ou problema, não hesite em chamar no nosso chat com atendimento manhã tarde e noite ou aqui mesmo que você será respondido :wink: