Variáveis de Ambiente em site PHP

Olá, estou configurando meus primeiros wordpress e open cart na Umbler, e uma diferença dos sites em nodejs, é que no de PHP não tem a opção de variáveis de ambiente na sessão de configurações.

Como que faz para usar variáveis de ambiente em um site com PHP?

Obrigado.

Olá, @Felx!
As opções Site PRO e Cloudsites realmente não tem a opção de variáveis de ambiente, pela sua natureza compartilhada :confused:
Dito isso, a opção Container PHP tem a opção de registrar as variáveis :smile:

1 curtida

Selecionei PHP, depois em Container (beta) :umblerito_smile:

De cara já apareceu a opção Variáveis de Ambiente, sendo assim… vai basta eu mesmo subir os arquivos PHP do WordPress/Open Cart né?

Gostei, vou testar. Obrigado!

Então, variáveis de ambiente funcionam numa boa.

O problema acontece com as regras de inbount/outbound da AWS RDS no security group. Ontem já havia testado com open cart no Site Pro e funcionou… o que fiz ontem foi adicionar o IP de DNS da umbler nas regras de inbound/outbound da AWS e conectou numa boa…

Porém por algum motivo, este com wordpress no PHP Container ele não está colaborando com meu amadorismo.

Criei um testconnection.php seguindo um tutorial na internet, e verifiquei o $_SERVER[“SERVER_ADDR”] e ele retornou um IP diferente do IP do disposto nas configurações de DNS da Umbler, tentei colocar os dois IPs nas inbound/outbount rules da AWS, porém nenhum deles parece ter funcionado como esperado.

Você sabe dizer qual seria o range de IP ou IPs que devo liberar na AWS para o acesso da Umbler neste caso?
PS: Nos logs do RDS mostrou o IP que não havia sido reconhecido pela AWS :+1: imagino que só pode ser o da Umbler :slight_smile:

Ah sim, o que acontece nesse caso é o seguinte:

O IP que aparece nos apontamentos não é o da máquina onde está a sua hospedagem. É do servidor onde está rodando o serviço de proxy reverso que identifica a requisição e a redireciona pra máquina certa.

Nesse caso tu quer saber o IP que é usado quando é feita uma requisição da sua aplicação pra um serviço externo, correto?
Se sim, não é a coisa mais trivial mesmo :stuck_out_tongue:

Uma vez eu precisava saber exatamente isso, e o método que eu desenvolvi pra pegar esse IP foi esse:
Eu criei uma hospedagem secundária temporária e fiz uma aplicaçãozinha em node bem básica onde a única coisa que ela faz é logar no console os IPs de origem de todas as requisições feitas pra ela.
E claro, como a aplicação fica atrás do proxy reverso, tem que pegar o IP original via o header X-Forwarded-For.

Depois de fazer essa aplicação pra hospedagem temporária, eu escrevi outra bem simples pra aplicação principal onde a única coisa que ela faz é fazer uma requisição qualquer pra o endereço da aplicação temporária

Então eu rodei essa aplicação que faz a requisição e fui olhar nos logs da aplicação secundária qual foi o IP que fez aquela requisição :stuck_out_tongue:

Acho que talvez tenha ficado meio confuso rs
Resumindo:
Aplicação 1 faz uma requisição pra aplicação 2. A aplicação 2 identifica o IP da requisição que foi feita pela aplicação 1.

Ficou claro? :sweat_smile:

Como que eu imprimo o valor de variável de ambientes lá no meu aquivo php ou .env no caso do larevel ?